Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gripe A - Pandemia?! Apocalipse?!

A gripe A é uma pandemia sem dúvida, visto estar a espalhar-se mundialmente. O que eu acho errado, é considerá-la de alto risco. É sem dúvida uma doença. Uma gripe. E é verdade sim que se propaga mais facilmente que a gripe normal, apesar das estatísticas. Mas o facto é que para a maior parte da população, esta é tão perigosa como outra qualquer gripe.

Neste caso acho que está a haver um aproveitamento mediático por parte das televisões: só por uma vez, em bastante tempo, ouvi falar de pessoas que se curaram. É uma gripe normal, que está a ter maior desenvolvimento mediático. No entanto há classes de risco, que devem ter maior cuidado, e com quem, pessoas que possam estar infectadas devem ter maior respeito.

Não sei ao certo que grupos são esses, tal como não sei ao certo muita coisa sobre a gripe. Sei que quando ouço a Ministra da Saúde a falar, e as notícias que são publicadas, sinto o enorme abismo entre as duas realidades... Uma fala numa situação fora de controlo, mas longe de perigosa, outros falam do fim do mundo tal como o conhecemos, APOCALIPSE NOW.



É óbvio que está a haver aqui um enorme aproveitamento mediático. Já antes falei aqui de políticas de medo. Não sei se aqui será caso disso. Sendo em Portugal não me parece. Essas políticas é mais caso de EUA. Em Portugal é mais provável que seja para vender mais, ter mais audiências, ou para simplesmente encher chouriços, isto é, para poupar trabalho de investigação, e para guardar outras notícias para alturas posteriores.

Com certeza haverá alguns riscos, para certas pessoas maiores do que para outras, tal como acontece com uma outra qualquer gripe! Mas sinceramente, posso estar enganado, mas não me parece que a situação seja tão perigosa como é pintada.


Sem comentários: